quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O sorriso da minha mãe

Ontem estava combinado encontrar-me com a minha mãe.
O meu pai esperaria por nós mais à frente...
O local não interessa e as razões também não, mas do lugar onde nos olhas, certamente que sabes os porquês.

O que interessa foi o que senti quando vi a minha mãe chegar.
Foi como se um vendaval me apanhasse e me despisse do presente e me levasse ao passado.
Foram segundos, muito breves, mas que entraram por dentro de mim e me apertaram as entranhas até fazerem os meus olhos soltarem uma lágrima, que depois escondi.

A mulher a quem devo a vida, a minha mãezinha, também tua filha, acabara de chegar.
Vinha cansada. As suas pernas pesadas, mas com uma força em si indescritível. Quase que consegui ouvir o seu coração, ou se calhar era o meu... 

Olhou para mim e sorriu.
E foi ali, naquele breve momento, quando também eu lhe sorri, que me lembrei de ti, avozinha.

O mesmo sorriso, verdadeiro, simples só por estar ali por mim, tal como o teu sempre esteve aqui, por nós todos.

E de repente, todas as minhas dores, as do corpo e as da alma, se dissiparam.
Ficaram esquecidas, como que a flutuar num lugar desconhecido.

Por isso minha avó, acho que estou no direito de te pedir um favor, que não o é, na verdade.
És mãe de quatro filhas, mas hoje peço por uma.

Mãezinha, sei que me desculpas o pedido, pode ser egoísmo meu, mas isso não me atormenta, pois hoje é sobre ti que escrevo.

Minha avó, acredito que, onde te encontras, tenhas um lugar privilegiado, pela pessoa que foste aqui e pelo amor que nos deixaste como herança.
Por isso, peço-te que dês uma palavrinha a Deus para que as dores físicas desta mulher Grande, amansem, para lhe ser possível continuar ao nosso lado por muito tempo e ter a força necessária para manter aquele sorriso que me aquece e me acalma.

Eu também peço, mas acho que não vem mal ao mundo se te pedir também a ti.

E sobre a lágrima que ontem escondi...são muitas as que vão caindo, não por ser maricas, mas porque me dói o futuro. Muito.
Tal como me dói o passado que não volta e o presente sem ti...



Sem comentários:

Enviar um comentário